Prema, o gato albino




4 comentários:

  1. tenho um gatinho albino, mas,além de tudo tambem é surdo... os veterinarios dizem que tudo é consequencia do albinismo.. será verdade?

    ResponderExcluir
  2. Querida Glorinha.

    Este gato albino que está junto com a Mel na foto, se chama Prema e, como o teu, também é albino. Ele tem muitas dificuldades e medo de descer coma Mel para brincar no quintal. O veterinário me disse a mesma coisa. Também tive um cão albino, o dog alemão Nick, que por ser albino não enxergava quase nada, porém tinha uma audição incrivelmente mais apurada que os dos outros cães do sítio em que morava, e o veterinário também afirmou que os albinos, mesmo os humanos, têm problema de visão, mas de audição nunca ouvi dizer. Pode ser que o teu Prema tenha tido algum tipo de otite não detectada podendo ter afetado sua audição. Boa sorte para você e o teu gatinho.

    ResponderExcluir
  3. Do Wikipédia:
    A cor branca do gato se deve à ausência de melanina em sua pele e pelos. Há quatro modos de um gato ser da coloração branca "sólida": ser homozigótico para o alelo ca (albino de olhos azuis); ser homozigótico para o alelo c (que é albino de olhos vermelhos); ser homozigótico para o alelo S (mancha branca); ou possuir o alelo w (do gene branco dominante) no seu cariótipo.

    O gene da surdez é próprio dos gatos brancos, chama-se alelo w, e é o causador da coloração branca e da surdez nos gatos. Nem todos os gatos brancos são surdos, só o são os que apresentam o tal gene. O gene w faz com que o gato seja branco, ainda que seus genes digam que ele é um gato escuro; este gene tem a peculiaridade de "mascarar" o resto das colorações para fazê-los brancos.[26] Além disso, estes gatos só tem os olhos azuis ou verdes. Outra característica genética é o fato de, em alguns animais, os dentes caninos da mandíbula inferior serem proeminentes, semelhantemente ao observado nos fósseis do tigre-dentes-de-sabre.

    ResponderExcluir